Minicurso “Idade Média inquieta: moldando o feminino, representações literárias”

 

O propósito do curso, realizado no Auditório José Rocha Laranjeira (DCET I/UNEB), entre os dias 03 e 04 de outubro de 2023, foi o confronto comparativo entre o feminino literário, o feminino conceptualizado pelos pensadores e filósofos e a realidade “inquietante” das figuras femininas históricas.

Ministrante: Profa Dra Elisa Gomes da Torre / UTAD – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. IF.FLUP, Instituto de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

 

1ª sessão:

1. Introdução aos conceitos de feminino e idealização da mulher na Idade Média

2. A realidade histórica do estatuto do feminino

3. Reparando nas mulheres: breve contextualização histórica, sociológica e ideológica das mulheres na Alta Idade Média. Abordagem a alguns casos inquietantes: Dhuoda (fl 824-844) e Rosvita de Gandersheim (c.935 – c.1002).

4. O desenvolvimento das cidades e o trilho para a independência financeira de (algumas) mulheres.

5. A castelã. A mulher administradora senhorial. Alguns exemplos “inquietantes” de mulheres guerreiras.

 

2ª Sessão:

6. A mulher culta. O papel fundamental de Leonor de Aquitânia (sec XII) no surgimento da cultura cortês e nas artes trovadorescas.

6.1 Mulheres trovadoras; mulheres escritoras. Marie de France(sec XII); Cristina de Pisano (sec XIV).

6.2 A mulher na Ciência. A Escola Médica de Mulheres ( Salerno).A inquietante Trotula de Salerno (sec XII).

7. Figuração estética e literária da Mulher: o caso paradigmático de Isolda.

8. A inquietante e inquieta Heloísa.

9. Considerações Finais.

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Teatro Clássico Português – Um passado com futuro

 

O minicurso ” Teatro Clássico Português – Um passado com futuro” teve como objetivo dar a conhecer a diversidade e riqueza dramática do repertório do século XVI e a sua atualidade temática, que nos permite encontrar um lugar de reflexão sobre as grandes questões intemporais inerentes à condição humana.  O enfoque e a perspectiva teórico prática estão sustentadas num trabalho que alia a vertente de investigação à criação artística, oferecendo uma visão cénica sobre os textos e pugnando pelo pressuposto que este corpus quinhentista de 150 peças tem muito a dizer à nossa contemporaneidade.

 

Tópicos das aulas

1.º dia – Antecedentes e panorâmica cultural e teatral à época. Práticas teatrais no século XVI. Representações, edições e censura. (3hs).

2.º dia – Obras, gêneros e temas. Perspectiva cénica. Leitura de excertos incidindo na experiência da leitura em voz alta e na reflexão sobre o potencial dramático desses textos. (3hs).

3.º dia – As três comédias de Jorge Ferreira de Vasconcelos: um caso exemplar de estudo. A dramaturgia, a interpretação e a encenação. Leitura de excertos feita pelos participantes. Os espectáculos hoje: desafios e descobertas. A grande alegria da palavra e do jogo cénico. (3hs).

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Curso de extensão “Interface Medicina e Literatura – a narrativa oral no consultório”

 

O Grupo de Pesquisa “Literatura e outras palavras – poéticas e humanização”, da Cátedra Fidelino de Figueiredo, do Campus I da UNEB, em Salvador, promoveu o curso de extensão “Interface Medicina e Literatura – a narrativa oral no consultório”, entre setembro e  novembro de 2022.
A formação foi voltada para estudantes e profissionais das áreas de Saúde e Humanidades, objetivou promover reflexões sobre o potencial e os limites do texto literário para recriar a vida na doença, considerando as relações entre quem sofre, quem cuida e quem investiga.O curso foi coordenado por um grupo de docentes da UNEB: Rita Aparecida Santos, Ieda Aleluia, Maristela Sistelo e Nelma Arônia.

Texto: Eunice Silva e Caio Santos/Ascom
Imagem: Divulgação