O que é a Gerinf?

Vinculada à Unidade de Desenvolvimento Organizacional (UDO), a Gerência de Informática (GERINF) é o setor responsável pela gestão e manutenção dos serviços institucionais de Tecnologia da Informação e Comunicação, tais como desenvolvimento de sistemas corporativos, acesso à rede de comunicações, serviço de e-mail institucional, dentre outros.


Prover com qualidade e eficiência os serviços de tecnologia da informação para apoio às atividades administrativas e acadêmicas da Universidade do Estado da Bahia.
Ser referência como provedor de serviços computacionais para apoio direto ou indireto das atividades finalísticas da universidade. Entregando produtos que facilitem o dia a dia da comunidade acadêmica e administrativa.
  1. Eficácia: atuar na solução efetiva dos problemas que se apresentam na Universidade no âmbito da Tecnologia da Informação.

  2. Proatividade: se antecipar aos problemas para que eles não se tornem maiores que nossas capacidades e perceber oportunidades quando outros veem problemas.

  3. Segurança: visto que toda a informação do processo fica armazenada em base de dados com rotinas de backup diário.

  4. Transparência: visto que processos ficam disponíveis para consulta pública através de site específico.

  5. Respeito: em primeiro lugar às pessoas. Sejam os clientes, fornecedores ou colaboradores da equipe. As pessoas estão no centro de tudo e é o que dá sentido à UNEB e, consequentemente, à GERINF. Em segundo lugar, aos recursos utilizados dentro do setor. Buscando uma maior sustentabilidade e respeitando o bem público.

  6. Excelência: buscar sempre a melhor solução para os problemas que se apresentam, mesmo que não seja a mais fácil.



Núcleo de Desenvolvimento de Software

O Núcleo de Desenvolvimento de Software (NDS) é o setor responsável pela criação, desenvolvimento e manutenção de diversos sistemas coorporativos da Gerência de Informática da UNEB, tais como: Sistema de Planejamento e Gestão Universitária, Sistema Gerenciador de Eventos, Plano Individual de Trabalho Docente, Sistema de Bolsa Auxílio, Sistema Online de Iniciação Científica, Sistemas de Seleções e Concursos, entre outros. Especializado em sistemas web, o núcleo está sempre pesquisando novas tecnologias e ferramentas de forma a continuamente aprimorar a usabilidade, acessibilidade, desempenho e robustez de nossos softwares.


Data Center

O Núcleo de Data Center é responsável por manter toda infraestrutura de TI da Universidade (Servidores, Armazenamento de Dados, Segurança, Rede e Backup).

Nossa equipe fornece suporte especializado aos serviços de TI existente na UNEB, garantindo a disponibilidade e acessibilidade das informações. Além disso, atua em conjunto com o Núcleo de Desenvolvimento de Sistemas – NDS na gestão dos sistemas corporativos desenvolvidos na GERINF.

Suporte ao Usuário ou Suporte Operacional

Help Desk

Nossa central de Help Desk é o ponto de contato inicial para toda solicitação que precise ser feita a GERINF. Nossos atendentes são treinados para detectar e registrar todos os incidentes e solicitações de serviço recebido pelos nossos usuários. Nosso Help Desk também tem como objetivo orientar os usuários na utilização dos serviços, tentar solucionar de forma rápida incidentes de baixa complexidade e manter sempre todos informados o status das suas requisições.

Service Desk

O Suporte operacional de nível 2 fica responsável pela visita técnica ao usuário para realizar um atendimento de baixa e média complexidade. Nesse nível de atendimento é realizada a manutenção, substituição e configuração dos equipamentos de TI (computadores, impressoras, videoconferência e Rede Wi-Fi) utilizados pela Administração Central. A GERINF possui técnicos residentes do Campus I e no CAB para realizar todos os atendimentos registrados pelo nosso Service Desk.