Colóquio “Música e Pensamento: Maneiras de ouvir a música”

A Cátedra Fidelino de Figueiredo, cumprindo uma das suas prerrogativas de fundação, promove a leitura, o estudo e debate da obra de seu patrono, o intelectual português, pioneiro dos estudos de literatura e cultura portuguesa no Brasil. Nesse sentido, o Colóquio Música e Pensamento: “Maneiras de ouvir a Música” contempla o livro de 1954, com título homônimo, propondo debates pedagógicos, filosóficos e musicológicos de amplo interesse para se compreender o pensamento de Fidelino de Figueiredo. A complexa obra do letrado português, volumosa em títulos e em textos e sua inserção ativa no campo da educação e da cultura portuguesa, tanto no Brasil, com em Portugal, já, de antemão justifica o empenho de encontros e debate acerca do pensamento de Fidelino de Figueiredo.

No caso do colóquio de que ora tratamos, ele visa a reunir especialistas na música, na musicologia e na história da música com o fim de ampliarem o debate promovido pelo texto de Fidelino de Figueiredo. Nesse sentido, os minicursos e conferências convergem para o aspecto da “apreciação musical”, ou melhor sobre o “recebimento” da música, para utilizar uma ideia defendida por Fidelino nas suas reflexões sobre esse aspecto do mistério da música.

Desse modo, ao promover colóquios como “Musica e pensamento: “Maneiras de ouvir a Música”, a Cátedra Fidelino de Figueiredo alimenta a tradição dos estudos portugueses inaugurada no Brasil pelo próprio Fidelino, cultivando a inteligência que seu patrono quis imprimir nos muitos debates que levou à frente. Os aspectos pedagógicos defendidos fartamente no livro de 1954 revelam a contínua preocupação de Fidelino em demonstrar a necessidade da educação humanística como caminho para a formação do homem livre. O colóquio, como evento de divulgação e debate, alinha-se com as preocupações pedagógicas referidas e reforça a permanência do esforço intelectual de Fidelino, seja inquirindo interpretações ou inspirando novos estudos.

 

PROGRAMAÇÃO DO COLÓQUIO “MÚSICA E PENSAMENTO: MANEIRAS DE OUVIR A MÚSICA”

 

Data: Dias 30 e 31 de Agosto de 2013

Conferencistas:

Prof. Dr. Manuel Veiga

Prof. Dr. Edmundo Hora

Prof. Dr. Tarcísio Gomes

Prof. Dr. Flávio Reis

 

Quinta (30 de agosto de 2018)

Manhã: UNEB: 9h às 11h minicurso: Tarcísio Gomes

 

Tarde: abertura e conferências

14h: Abertura 15 min.

 

Conferências (14 às 16)

Prof. Veiga 45 min.

Prof. Edmundo Hora 45 min.

 

17 horas: Recital de Cravo – Edmundo Hora

 

Sexta (31 de agosto de 2018)

 

Manhã: UNEB: 9h às 11h- minicurso: Opera Don Giovanni de Mozart: texto, música e edificação moral.

 

Tarde: Conferências

14h: Conferências (14h às 16h)

Prof. Flávio Reis. 45 min.

Prof. Tarcísio Gomes 45 min.

 

17 horas : Recital de Piano – Tarcísio Gomes

 

Os minicursos ocorrem na Cátedra Fidelino de Figueiredo/UNEB e visam a alcançar alunos, professores e a comunidade como um todo. Serão ministrados de modo que o público seja introduzidos em saberes pressupostos para a audição e aproveitamento de peças fundamentais da história da música e do repertório ocidentais. No caso do minicurso do Prof. Dr. Flávio Reis, tratar-se-á da música vocal do século XVIII numa das suas figuras centrais, Wolfgang Amadeus Mozart. No caso do Prof. Dr. Tarcísio Gomes, abordar-se-á o repertório do século XIX e XX para o piano. Em ambas os cursos, haverá exposição teórica e a apreciação de trechos de obras para aproximar o público da música apresentada, levando-o a percebê-la criticamente, além do deleite estético e o valor histórico que as obras carregam consigo.

RECITAIS (No MAB – Museu de Arte da Bahia)

 

Dia 30 de agosto de 2018, às 17h:

 

Edmundo HORA, cravo e Flavio REIS, contratenor

 

Bernardo STORACE (1637-1707) CIACCONA em Dó para Cravo solo

Giulio CACCINI (1551-1618) AMARILI MIA BELLA em fá menor

Alessandro SCARLATTI (1660-1725) SENTO NEL CORE em re menor

Giuseppe GIORDANI (1751-1798) CARO MIO BEN em Dó Maior

 

Johann Jacob FROBERGER (1616-1667) TOCCATA e PARTITA em Dó Maior para Cravo solo

 

Georg Friedrich HAENDEL (1685-1759) OMBRA MAI FU em Mib Maior

Aria. VERDI PRATI em Mi Maior

Antoine FORQUERAY (1672-1745) SUITE em dó menor para Cravo solo

  1. a) La RAMEAU, Majesteusement
  2. b) La GUIGNON, Vivement et détaché
  3. c) La S YLVA, tendrement
  4. d) La JUPITER, Modérement

 

Dia 31 de agosto de 2018, às 17h:

Recital de Piano  – Tarcísio Gomes

 

Bach- Busoni

Ich ruf’zu dir, Herr BWV 639

 

  1. Schubert

Sonata D. 537  (Op.post.164)

I – Allegretto ma non troppo

II – Alegretto quasi andantino

III – Allegro vivace

 

  1. Debussy

La plus que lente

Valse Romantique

 

  1. Villa-Lobos

Choros n° 5 – Alma Brasileira

 

  1. Brahms

Quatro peças para piano Op. 119

I – Intermezzo – Adagio

II – Intermezzo – Andantino um poco agitato

III – Intermezzo – Grazioso e giocoso

IV – Rhapsodie – Allegro risoluto