Com a hipótese de que a inclusão da literatura na formação médica, no formato de curso, interfere positivamente na reflexão sobre a prática do profissional, organizamos a terceira edição deste curso como objetivo geral de discutir a importância e a inserção da literatura, especialmente, as narrativas na formação médica. Como objetivos específicos temos o foco de trabalhar a escuta sensível na relação interpessoal, fazer uma ponte entre o texto literário e o texto médico, aprofundar as possibilidades de melhoria da relação médico paciente e estimular a reflexão sobre a prática médica através da literatura.
A presidente da Cátedra Fidelino de Figueiredo – IC/UNEB, no uso de suas atribuições, vem informar o resultado final do Processo Seletivo – EDITAL N° 021/2024 – Aviso N° 027/2024, publicado no D.O.E. de 26/03/2024
A presidente da Cátedra Fidelino de Figueiredo – IC/UNEB, no uso de suas atribuições, vem informar o resultado final preliminar do Processo Seletivo – EDITAL N° 021/2024 – Aviso N° 027/2024, publicado no D.O.E. de 26/03/2024
Processo Seletivo 2024 visando à concessão de Bolsas de Monitoria de Pesquisa em Estudos de Cultura e Literaturas de Língua Portuguesa, para atuação junto à Cátedra Fidelino de Figueiredo – IC/UNEB.
A Cátedra de Fidelino de Figueiredo da UNEB promove roda de conversa com as artistas portuguesas sobre o espetáculo “O Navio Night”.
A partir do texto homônimo da escritora Marguerite Duras, cinco intérpretes criam suas próprias narrativas sobre linguagem, imagens, escuridão e desejo, explorando temas como construção da identidade, a identidade do corpo, a identidade da voz, a alteridade,
Data: 12/03/2024.
Horário: das 14 às 17h.
Local: auditório José Rocha Larangeira no Departamento de Ciências Exatas e da Terra (DCET) do Campus I/UNEB.
O encontro tem como objetivo promover o diálogo entre pesquisadores, escritores, poetas e estudantes da universidade e artistas locais que trabalham com a temática geopoética.
A iniciativa contará com a palestra “Carta Magna, texto de Kenneth White” e com a exposição “A viagem dos papéis geopoéticos” do artista plástico e arquiteto Dominique Rousseau, um dos mais antigos membros do Instituto Internacional de Geopoética da França e parceiro de Kenneth White.
Além da cátedra anfitriã, o encontro anual congregou – para relato e troca de experiências e avaliação de perspectivas para 2024 –, diretores e diretoras das cátedras Jaime Cortesão (USP), Padre Antônio Vieira (PUC-RJ), Agostinho da Silva (UFU), Marquês de Pombal (UFS) e José Saramago (UFPR), e o Centro de Estudos Luso-Afro-Brasileiros (PUC-MG).
A mesa de abertura teve a participação da reitora Adriana Marmori, do secretário dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação português, Francisco André, do embaixador de Portugal no Brasil, Luís Ramos, do secretário de Relações Internacionais (Serint) da UNEB, Elizeu Clementino, e da diretora da Cátedra Fidelino de Figueiredo, Rita Aparecida Santos.
“Somos uma universidade jovem comparada às universidades da Europa, mas que tem um histórico de instituição inclusiva e de interiorização em toda o estado da Bahia. Temos avançado e consolidado nosso processo de internacionalização. Somente com Portugal firmamos parceria com as universidades de Évora, Lisboa, Coimbra, Porto, Minho, Aveiro e, mais recentemente, Portalegre”, destacou Adriana Marmori.
A reitora, lembrando das comemorações dos 200 anos da Independência do Brasil na Bahia, fez “um clamor pelo reconhecimento na literatura portuguesa da luta dos povos negros e indígenas, em especial das mulheres nessa história da conquista da nossa liberdade como nação”.
O secretário de estado português Francisco André agradeceu a UNEB pela acolhida desse encontro, “em que vamos refletir sobre a importância da língua no plano das relações internacionais”.
“A língua portuguesa não é apenas um veículo de comunicação entre pessoas e nações, mas também é a pedra basilar da construção de uma identidade comum, alicerçada na diversidade dos povos que a falam”, enfatizou o secretário.
Agradecendo a participação das autoridades, gestores e da comunidade acadêmica no evento, a diretora Rita Aparecida Santos fez uma breve explanação sobre os 10 anos de existência da Cátedra Fidelino de Figueiredo.
“Posso dizer que é de amor que essa cátedra vem se constituindo nestes 10 anos”, disse a gestora, completando com versos do poeta João Cabral de Melo Neto: “Um galo sozinho não tece uma manhã: ele precisará sempre de outros galos”.
Entre as conquistas da Cátedra Fidelino de Figueiredo, Rita Aparecida salientou “os 28 livros publicados na Coleção Atlânticos, três exposições no metrô de Salvador, uma em um grande shopping center da capital e duas em Barreiras e Caetité”.
A vice-reitora Dayse Lago fez questão de parabenizar a cátedra e a iniciativa do encontro no Cepaia: “O trabalho da cátedra é uma experiência repleta de afetos, de trocas e também de rigor acadêmico, mas sem rigidez. Vida longa a essa cátedra!
EDITAL N° 022/2023 Aviso N° 032/2023, publicado no D.O.E. de 17/03/2023
Resultado Final do Processo Seletivo visando à concessão de Bolsas de Monitoria de Pesquisa em Estudos de Cultura e Literaturas de Língua Portuguesa para atuação junto à Cátedra Fidelino de Figueiredo – IC / UNEB.
CANDIDATOS (AS ) CLASSIFICADOS (AS)
1. EVELIN GISELE SILVA GOMES
2. PAULA ROSANA BÊBE PRADO
3. EMERSON RAÍ ARAÚJO AZEVEDO
4. MARIA RITA FERNANDES
5. TAISA SANTOS NASCIMENTO
6. KEYSA OLIVEIRA SANTOS
7. MANUELA SANTANA PEREIRA
8. CARLOS CÉSAR ALVES DOS SANTOS (Cadastro de Reserva)
9. MIGUEL DIOGO OLIVEIRA DOS ANJOS REIS (Cadastro de Reserva)
CANDIDATOS (AS) NÃO CLASSIFICADOS (AS)
ANA BEATRIZ GUIMARÃES ANTONINO
(NÃO ATENDEU AOS REQUISITOS CONSTANTES NO ITEM 5.2 DO EDITAL N° 022/2023)
ANDERSON LUÍS DOS SANTOS COSTA
(NÃO ATENDEU AOS REQUISITOS CONSTANTES NO ITEM 5.2 DO EDITAL N° 022/2023)
ARIVANILDA COSTA DOS SANTOS NETA
(NÃO ATENDEU AOS REQUISITOS CONSTANTES NO ITEM 5.2 DO EDITAL N° 022/2023)
FERNANDA REMÍGIO DE AMORIM
(NÃO ATENDEU AOS REQUISITOS CONSTANTES NO ITEM 5.2 DO EDITAL N° 022/2023)